12 dicas para uma ótima noite de sono

Você pode não conseguir controlar todas as coisas que interferem no seu sono, mas pode adotar hábitos que o ajudem a dormir melhor!Resultado de imagem para dicas para otima noite de sono

Uma das estratégias mais importantes para alcançar um bom sono é entrar em sincronia com o ciclo natural de sono e vigília do seu corpo (também conhecido como ritmo circadiano).

Você perceberá que seguir uma rotina regular de sono indo dormir e acordar todos os dias à mesma hora todos os dias o ajudará a se sentir muito mais revigorado e energizado do que se você dormir o mesmo número de horas em momentos diferentes.

1. Defina uma hora de dormir regular.

Resultado de imagem para dicas para otima noite de sonoVá dormir à mesma hora todas as noites. Escolha um horário em que normalmente se sinta cansado, para não se virar e virar.

Tente não quebrar essa rotina nos finais de semana, quando for tentador ficar acordado até tarde.

Se você quiser mudar a hora de dormir, ajude seu corpo a se ajustar fazendo pequenas alterações diárias, como 15 minutos antes ou depois do dia.

2. Acorde na mesma hora todos os dias.

Se você estiver dormindo o suficiente, você deve acordar naturalmente sem um alarme. Se você precisar de um despertador para acordar a tempo, talvez seja necessário definir uma hora de dormir mais cedo.

 Assim como na hora de dormir, tente manter seu horário de vigília regular, mesmo nos finais de semana.

3. Fique longe de grandes refeições à noite.

Tente fazer o jantar mais cedo à noite e evite alimentos pesados ​​e ricos em até duas horas antes de dormir. Resultado de imagem para dicas para otima noite de sono

Alimentos gordurosos demandam muito trabalho para o seu estômago digerir e podem mantê-lo acordado.

Também seja cauteloso quando se trata de alimentos picantes ou ácidos à noite, pois podem causar problemas de estômago e azia.

4. Evite álcool antes de dormir.

Muitas pessoas pensam que uma bebida antes de dormir os ajudará a dormir, mas é contra-intuitivo.

Embora possa fazer você dormir mais rápido, o álcool na verdade reduz a qualidade do sono e pode fazer você acordar mais tarde. Para evitar esse efeito, fique longe do álcool nas horas antes de dormir.

5. Reduza a cafeína.

Você pode se surpreender ao saber que a cafeína pode causar problemas de sono até dez a doze horas após a Resultado de imagem para dicas para otima noite de sonoingestão!

Considere eliminar a cafeína após o almoço ou reduzir sua ingestão geral.

6. Evite beber muitos líquidos à noite.

Beber muita água, suco, chá ou outros líquidos pode resultar em frequentes viagens ao banheiro durante a noite.

Bebidas com cafeína, que atuam como diuréticos, só pioram as coisas.

7. Lute com a sonolência após o jantar.

Se você se sentir sonolento antes de dormir, saia do sofá e faça algo levemente estimulante para evitar adormecer, como lavar a louça, ligar para um amigo ou preparar a roupa para o dia seguinte.

 Se você ceder à sonolência, poderá acordar mais tarde durante a noite e ter problemas para voltar a dormir.

8. Desligue a televisão e o computador.

Resultado de imagem para dicas para otima noite de sono

Muitas pessoas usam a televisão para adormecer ou relaxar no final do dia. Isso é um erro: a luz não apenas suprime a produção de melatonina, mas a televisão pode realmente estimular a mente, em vez de relaxá-la.

Tente ouvir música ou audiolivros ou praticar exercícios de relaxamento. Se o seu programa de TV favorito estiver no ar tarde da noite, grave-o para assistir mais cedo.

9. Não leia a partir de um dispositivo com luz de fundo à noite (como um iPad).

Muitas pessoas usam a televisão para adormecer ou relaxar no final do dia. Isso é um erro: a luz não apenas suprime a produção de melatonina, mas a televisão pode realmente estimular a mente, em vez de relaxá-la.

Tente ouvir música ou audiolivros ou praticar exercícios de relaxamento. Se o seu programa de TV favorito estiver no ar tarde da noite, grave-o para assistir mais cedo.

10. Quando chegar a hora de dormir, verifique se o seu quarto está escuro.

Resultado de imagem para dicas para otima noite de sonoQuanto mais escuro estiver, melhor você dormirá! Cubra os displays elétricos, use cortinas ou persianas pesadas para bloquear a luz das janelas ou tente uma máscara de dormir para cobrir os olhos.

11. Mantenha seu quarto fresco.

A temperatura do seu quarto também afeta o seu sono. A maioria das pessoas dorme melhor em uma sala um pouco fria com ventilação adequada. Um quarto muito quente ou muito frio pode interferir na qualidade do sono.

12. Verifique se sua cama é confortável.

Você deve ter espaço suficiente para esticar e girar confortavelmente. Se você costuma acordar com dores nas costas ou no pescoço dolorido, pode precisar investir em um colchão novo ou experimentar um travesseiro diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *